Seja muito bem vindo!

Aqui você vai encontrar o ponto de vista do casal Rodrigo (segunda) e Lídia (quinta), ambos expõem suas visões sobre os relacionamentos.

Participe enviando seu "causo" que nós abordaremos aqui, e-mail para ajeitandoascoisas@gmail.com

segunda-feira, 2 de maio de 2011

Carreira X Sucesso X Competência X Preconceito

Aproximadamente 3,5% da população brasileira tem nível superior (dados de 2009). Então, ao meu ver, acredito que as pessoas que tem oportunidade de chegar a uma universidade, tem um nível de esclarecimento e entendimento melhor do que as outras. E também acho que quem tem mais oportunidades na vida, tem também mais chances de se livrar de preconceitos e outros sentimentos não tão nobres assim, como a inveja por exemplo. Então, esclarecendo que nesse post estarei falando sobre essa parcela da população, ok?


A mulher nos últimos anos tem se destacado de forma importante no mercado de trabalho. Foi-se o tempo em que a mulher era criada para ser a dona de casa e o homem o provedor do lar. Aqui no Brasil, a realidade é outra! Onde muitos lares são comandados e mantidos por mulheres. Mas não entrarei nesse mérito, pelo menos não agora. Com esse crescimento e destaque muitas outras coisas vem juntas com o sucesso profissional.


Após anos de faculdade, vem a difícil missão, se colocar no mercado de trabalho. E quando isso finalmente ocorre, quanta alegria! Até aí, tudo bem, tudo lindo, maravilhoso. Dependendo da nossa área de atuação ainda há discrepância salarial para os mesmos cargos, absurdo!


Mas muitas vezes o inferno na vida da profissional ocorre quando ela começa a fazer sucesso.

Esse sucesso pode ser devido à beleza da mulher, onde muitas vezes ela nem precisa ser tão boa assim no trabalho, pq sua beleza "compensa" a falta de talento.

E quando a beleza vem associada a competência? Ai as coisas se complicam de vez!

Aquela profissional, além de ser linda é competente, e se destaca pela boa execução do trabalho e também pela prestatividade, simpatia. Pronto! Vira alvo.

Aliás, qualquer pessoa que faça sucesso em um ambiente onde existem outras pessoas almejando a mesma coisa, vira alvo. Alvo de inveja, fofoca e maledicência.

Há comentários do tipo: "nossa, só tá onde tá pq transou com o chefe", "é, se eu fosse bonita desse jeito, também estaria lá" e eles crescem de forma assustadora, em pouquíssimo tempo, até quem não sabia, já sabe. Em nenhum momento a competência da tal pessoa é lembrada. É uma situação bastante complicada e mais difícil ainda é lidar com tudo isso.

E agora??


Agora vem o bom e velho jogo de cintura (que nós mulheres sabemos utilizar muito bem).

O comportamento da profissional tem de ser exemplar. Onde ela não pode perder a simpatia e a prestatividade, mas não pode deixar brechas para outros profissionais (principalmente do sexo masculino) acharem que ela está dando mole. Não pode perder a beleza e a elegância, mas também não pode agir e vestir-se de forma "exagerada".

E não pode jamais, perder a competência, em momento algum, para assim poder demonstrar a todos que está onde está por mérito próprio!


Então, meninas, mostremos competência e utilizemos todo nosso jogo de cintura para continuarmos em ascensão no competitivo mercado de trabalho.


Por hoje é só. Beijo.

5 comentários:

  1. Bem verdade que a ascensão feminina em matéria laboral muitas vezes geram esses comentários ai.. "de que só está onde está porque tá dando pro chefe" ou "só é chefe porque está dando pro filho do dono.." etc.. Mas vocês mulheres aos poucos irão vencer esse tipo de preconceito, o mais foda de tudo isso é que geralmente parte de vocês mesmas, mulheres... Acho que esse tipo de comentário rola muito mais por parte das meninas do que dos meninos...

    ResponderExcluir
  2. Muito bom o post, mas a mulher sempre tem que ter "jogo de cintura" pra td já percebeu!E o pior a culpa é sempre da mulher: pq se ela é legal, conversa com td mundo ela é FÁCIL; se não fala é METIDA, vai entender.Enfim,depois dizem que mulher que é complicada!

    ResponderExcluir
  3. Afinal o que querem os homens?????

    ResponderExcluir
  4. Sexo... :D
    Se perguntar pro cérebro é conquistar o mundo...

    Mas na verdade tudo que os homens fazem, fazem por vocês...

    ResponderExcluir
  5. Com certeza os comentários maldosos sempre partem das outras mulheres do ambiente de trabalho... mas ai quando a fofoca se espalha... ja era!

    ResponderExcluir