Seja muito bem vindo!

Aqui você vai encontrar o ponto de vista do casal Rodrigo (segunda) e Lídia (quinta), ambos expõem suas visões sobre os relacionamentos.

Participe enviando seu "causo" que nós abordaremos aqui, e-mail para ajeitandoascoisas@gmail.com

segunda-feira, 6 de junho de 2016

Viagem para Buenos Aires - Nosso Roteiro (Guia)

 Olá amigos e amigas,

demorei muito para fazer esse post, mas como prometido anteriormente, precisava sair perfeito pois trata-se de um roteiro completo para quem irá conhecer pela primeira vez a cidade de Buenos Aires na Argentina.

Embora muitos pontos turísticos sejam figuras carimbadas para quem vai conhecer, tentei puxar ao máximo pela economia ao bolso, bem como para levar o viajante a uma experiência mais portenha possível, convivendo dia a dia com os hermanos. Então, mãos à obra, vamos lá.

O primeiro passo é tentar se familiarizar o quanto antes à língua, o espanhol não é difícil, se tiver a chance de conversar com os argentinos e pedir para falarem um pouco devagar é bem possível entender o que estão querendo dizer, muitas palavras se assemelham bastante com a nossa, portanto, sempre que tentar se expressar, leve em consideração falar a "palavra que falta" em português mesmo, é bem possível que eles compreendam. 

Para tal, usei o aplicativo Duolingo para me aperfeiçoar ao máximo, é gratuito e pode ser baixado em celulares ou mesmo computador, em poucas semanas atingi um nível razoável para por em prática o espanhol e deu muito certo. Considere tentar.

O segundo passo é o planejamento financeiro, para dez dias eu estipulei uma média de gastos entre 400 a 500 pesos para (alimentação e trajetos), isso da em reais entre R$100 a R$ 125, considerando o valor do peso para a época em que eu e a Lídia viajamos (maio/2016), explico... Um almoço e jantar saem em torno de $150 pesos, para efeito de comparação o Big Mac custa $110 pesos. Bem melhor é almoçar de verdade, o café da manhã também é indispensável, pagávamos certa de $65 pesos por um desjejum com suco de laranja, café com leite, 3 medialunas ou tostadas (que é o pãozinho de forma com marmelada ou geleia) e de cortesia uma água com gás, sustentava bem e é bem barato. Então em contas práticas, vão-se $70 pesos no café, $150 no almoço e $150 na janta, o metrô custa $4,50 cada trecho e o ônibus $6,50. Com isso você fecha essa média de valores que considerei suficiente para o dia a dia sem sustos, quando precisava de táxi, optamos pelo Uber, assim, dinheiro físico somente essa quantia relatada já bastava. 

Com isso em mente você multiplica pelos dias de estada e saberá quanto precisa levar em mínimo, o que puder exceder você deixa para gastar com compras, lembrancinhas, outlets e qualquer emergência. Para dez dias eu fiz dez bolinhos de notas com $400 pesos cada, o que sobrava de um dia eu juntava com os $400 do dia seguinte. Para a viagem deu e sobrou, terminamos a viagem com uns $150 pesos se não me engano, considerando que ainda gastamos essa verba da alimentação e transporte com alguns Alfajores Jorgito e Havannetes Havana no aero. Ah, o melhor alfajor é mesmo o Jorgito, não é a toa que os argentinos preferem ele ao invés dos famosos Havanna ou El Cachafaz, experimente.

O Terceiro passo é a dica sobre o transporte, usamos muito o Uber, que inclusive está começando por lá, o serviço está bem em conta, só para ter ideia em um mesmo trecho, pagamos $75 pesos de táxi e $25 de Uber, sem discussões, melhor opção, além de ser em conta o serviço é mais seguro, você solicita pelo celular, paga com cartão de crédito, sabe a placa do carro que virá, tem a rota para o destino, acompanha pelo aplicativo, etc etc...  Até porque, um dos maiores golpes à turistas vem por parte dos taxistas, que trocam notas verdadeiras (as suas, tiradas em casa de cambio) por notas falsas (as deles), porém fica complicado provar e nessa você é passado pra trás. Evite esse tipo de dissabor.

Falando em cambio, muitas pessoas se perguntam se é melhor levar os pesos do Brasil ou trocar por lá. Bom, tanto o aeroporto Aeroparque quanto o Ezeiza possuem casa de cambio (procure o Banco de La Nacion) e pode trocar tranquilamente por lá, acho mais viável, compensa em termos financeiros. Se não quiser trocar a grana toda, pode deixar pra trocar novamente no centro da cidade, há outras casas de cambio, eu recomendo trocar tudo no aeroporto mesmo para evitar abordagens de quem irá (dentro da cidade) lhe oferecer cambio paralelo, chega a ser uma verdadeira encheção de saco, o tempo inteiro eles reconhecem brasileiros e ficam falando: - Cambio, cambio, dolar, real... prefiro trocar tudo na chegada e guardar bem guardado, nada de carteira ou colocar no bolso (alvo fácil de olhos atentos), fique esperto ao pagar uma conta ou mexer com dinheiro. Não é que da pra desconfiar de tudo e todos, é que infelizmente o turismo sempre teve esse tipo de exploração em qualquer lugar do mundo e como Buenos Aires é o ponto mais turístico da Argentina, você estará cercado de quem explora esse comercio de um jeito ou de outro, tanto nos preços mais elevados quanto os possíveis batedores de carteira, a violência que muitas vezes temos conhecimento de se falar é justo essa de batedor de carteira, de achar que seu celular está na bolsa e quando a vê ela foi aberta, entende? Então ficar ligado e não dar bobeira, basta isso. Não tenho conhecimento de histórias de assalto com armas ou coisas do tipo, é mesmo questão de descuido das pessoas e oportunismo de outros.

Por isso, após o cambio realizado dentro do aeroporto eu saco umas 2 notas de $100 pesos e coloco no bolso para o táxi e o resto guardo em local mais seguro como uma doleira e escondo embaixo da roupa ou mesmo dentro da mala, compro algo bem barato com as duas notinhas de $100 pesos que reservei, algo como uma casquinha no Mc Donalds, a fim de levar dinheiro trocado para o táxi e pronto. A gente bem sabe como é caro comprar qualquer coisa no aeroporto, lá não difere daqui. Mas mais uma vez, procure usar o Uber.

A distância do aeroporto Ezeiza para o centro é um pouco grande, chega a preocupar um pouco, há bem uns 3 estágios de pedágio e a cidade é um pouco estranha nessa parte, fique tranquilo, são mesmo uns 50 km até lá. Chegando mais ao centro você começa a se encantar, é muito bonito.

Chegando em BsAs eu achei que seria interessante comprar um chip de celular por lá, é bem barato e vende em qualquer lojinha 25 horas de esquina, as mesmas que vendem muitos doces da Milka, será fácil identifica-las no centro, porém não foi necessário, muitos dos pontos turísticos da cidade possuem wi-fi liberado, nas praças é certeza, basta sacar o celular e confirmar se tem rede aberta, além dos cafés e restaurantes, ou seja, antes de sair de algum estabelecimento você já solicita seu Uber e aguarda do lado de fora, antes de perder o sinal de wi-fi, valeu a pena todas as vezes. Existe também um aplicativo que pode ser baixado na Play Store, não testei para iPhone, mas no Android se chama BA Wifi. Ele indicará os pontos na cidade que disponibilizam redes gratuitas. Então a dica aqui é, deixe seu celular o tempo inteiro em modo avião, não gaste créditos com a operadora de telefonia, abuse do wi-fi em todos os lugares que puder.

Outra sacada que usamos foi fazer o download do mapa da cidade de Buenos Aires no Google Maps, ele fica no aparelho para funcionar off-line por 30 dias (já faça isso no Brasil antes de ir). Assim você consegue usar o Google Maps no meio da rua e procurar um ponto turístico ou mesmo uma loja específica que queira, podendo fazer o trajeto a pé por poder calcular a distância. Vale lembrar que esse recurso funciona com trajeto para carros, a pé ele não irá funcionar sem internet, mas é possível aproveitar uma wi-fi para já traçar a rota a pé e ai sim ter o caminho sendo percorrido ao andar. Nessa viagem fizemos 70% das coisas a pé, geralmente os hotéis que nos hospedamos ficam próximos ao Obelisco (avenida 9 de Júlio) e de lá da para fazer tudo a pé, basta ter coragem de andar, a volta sempre há um metrô por perto, habitue-se a usá-lo, além de cada estação ter um toque de charme, o transporte é muito bom. Baixe na internet o mapa do metrô, bem como os horários das linhas e os pontos turísticos que cada linha pode te levar. Todos os dias antes de sair do hotel trace o seu caminho e memorize-o, tente não dar muito mole por ai pagando de turista, abrindo mapas e demonstrando estar perdido, ande certo de que sabe para onde vai. Como sou gente fina, já coloco aqui o mapa do metrô para vocês.



Aqui vai mais um detalhe, para usar o metrô ou o ônibus você irá precisar comprar um cartão SUBE, ele é vendido em qualquer banquinha de jornal, pagamos $30 pesos por ele e ele vem vazio (sem carga), após comprá-lo você pode carregar em qualquer lotérica da cidade além de muitos outros pontos, como banquinhas de venda de doces, essas tal lojinhas 25 horas que comentei, eu achei melhor fazer a carga na lotérica, mas da pra fazer na estação de metrô também. Coloque $50 a $100 pesos, para duas pessoas dá o suficiente. (trecho metrô $4,50 e de ônibus $6,50) se não me engano.


Bom, da pra fazer tudo em BsAs em 3 dias, sem brincadeira, os pontos turísticos são bem próximos e acessíveis, uma das poucas coisas que tem dia e hora marcados é a Feira de San Pedro Telmo que fica em San Telmo, bairro mais argentino da Argentina, essa feira só funciona Domingo, assemelha-se a uma feira Hippie ou artesanal, dá pra encontrar desde pulseirinhas feitas à mão até verdadeiras relíquias de museu, como jogo de chá europeu ou telefones e vitrolas do tempo da guerra.

Vale a pena andar e conhecer, talvez não valha a pena comprar, posto que são coisinhas para admirar e nem tanto servem como souvenir, isso você vai achar na Calle Florida, os velhos chaveirinhos, alfajores e outras "cositas más".


Inclusive a estátua da Mafalda fica lá, bem discreta entre as coisas, abrindo o google maps é possível ver onde está. Há alguns Bodegones (barzinhos) nessa mesma rua da estátua, muito bacana para comer algo local (petiscos) e tomar umazinha de leve.


Um dos pontos mais temerários é o Bairro La Boca, onde está o Caminito e o banheirão (La Bombonera), porquê temerário, pois o bairro é um pouco mais afastado do centro e é mais humilde, é uma região portuária, não se vê muitos turistas fora do Caminito em si (que são aquelas casinhas de lata coloridas que sempre temos o conhecimento de quem visitou Buenos Aires). Mas é possível ir tranquilo, sim, pegue um ônibus na Avenida Santa Fé com a numeração 152, o ponto final dele é bem do lado onde fica Caminito, basta andar 2 quadras, o que posso aconselhar é ir cedo para não voltar tarde, esse ponto turístico é fácil de fazer em uma a duas horas, não mais que isso. Uma outra opção é ir de Buenos Aires Bus, o qual merece um parágrafo a parte.


O Buenos Aires Bus, como eles mesmo dizem, é a melhor maneira de conhecer Buenos Aires, talvez seja realmente a mais fácil, os ônibus passam por 24 pontos ao todo, sendo eles os pontos turísticos da cidade, há uma explicação em vários idiomas durante o trajeto, porém o ônibus para em um dos 24 pontos e você desce para conhecer, de meia em meia hora irá passar outro ônibus que você pode tomar e seguir para o próximo ponto, existem bilhetes para 24 horas e 48 horas, sendo o primeiro no valor de $350 pesos, cerca de R$ 90,00 reais. Vale a pena? Sim, num mesmo dia você pode conhecer tudo e depois se debruçar a voltar naquilo que mais gostou e queria ter visto com mais tempo. Eu e a Lídia não usamos, pois fizemos uso do roteiro que já tínhamos e achamos legal nos aventurar indo de metrô ou Uber para os lugares, a grande maioria a pé mesmo. De toda sorte coloco o link do site para vocês poderem conhecer http://www.buenosairesbus.com/pt/percurso.htm

Sempre que vir uma lojinha de frutas, entre e compre algo para comer, uma maçã, pera, etc.. Sério, a comida lá é muito oleosa e você vai enjoar de fritura no terceiro dia, aproveite essas oportunidades de comer algo saudável vez por outra.

O último detalhe é a água, ela é bem salobra por lá, isso devido ao calcário e para nós é difícil acostumar, o grande segredo é comprar da marca Nestlé, é a única que não tem o sabor tão forte. Vende em qualquer Carrefour express e demais mercados, não vale a pena comprar em restaurantes porque o preço dela é o mais salgado hehehe, uma garrafinha de 500 ml no mercado custa 15 pesos, só pra ter noção uma Bon Aqua de 1.5 litros também custa 15 pesos. Mas enfim, eu achei que valeu a pena gastar com ela.

Bom, essas recomendações acima são as coisas que considero importante, agora sem mais delongas irei mostrar o que acho que vale a pena conhecer, os restaurantes e os aplicativos para celular.

================================

Começando com os aplicativos, (considerando Android) que foi o que usei, começando pelo Google Maps, faça o download para usar off-line o mapa de Buenos Aires, depois marque com favorito (estrela) todas as coisas que tem curiosidade em conhecer, desde cafés, restaurantes, pontos turísticos, hotel, etc, isso irá facilitar muito no dia a dia e ao chegar em um determinado local você já sabe o que deverá conhecer.

O próximo aplicativo que considero legal baixar é o XE Currency, esse aplicativo fará o cambio entre real, dolar, pesos, assim você tem uma noção de quanto está custando um determinado item, mas não se empolgue em considerar em real, use apenas de base, o grande esquema é ver se em peso ele está caro ou não, a exemplo eu considerei que $110 pesos é um Big Mac, será que $150 pesos em um bom almoço está em conta? É assim que você deve pensar.

Baixe o BA Cómo Llego, esse aplicativo irá lhe mostrar como chegar em um determinado local, tanto a pé como de metrô, ônibus e até bike. 

Baixe o BA Wifi, já citado anteriormente para saber os pontos de wi-fi na cidade e por final o BA Agenda Cultural, este último lhe mostrará as atrações culturais na cidade, vale a pena caso queira fazer algo por lá.

E o quer fazer por lá, tentei ser enxuto nesse ponto para curtir o máximo e não deixar de fazer o que consideramos legal, vamos lá.

================================
PONTOS TURÍSTICOS:

- Avenida de Mayo (construída inspirada na Champs Elyseé). Numa das pontas está o Congresso e na outra a Plaza de Mayo, a Catedral e a Casa Rosada.

- Caminito, que está em LA BOCA, de onde podemos ver o La Bombonera.

- Puerto Madero, é lindo para passear no final da tarde e início da noite e onde estão os restaurantes mais caros (embora não sejam os melhores), mas caso queira procure o Brasas Argentinas, é cerca de $220 pesos, comida free sem bebida, melhor que o Siga La Vaca e que o Cabana Las Lilas que é extremamente caro.

- PALERMO, onde está os bosques de Palermo e também o jardim japonês e o Rosedal (visita obrigatória) segundo a Lídia foi o lugar mais bonito da viagem e é mesmo, visitar Palermo Soho, que é um lugar bacana pra passear e também tem alguns cafés bem legais.

- Avenida del Libertador, aí estão alguns parques e também o MALBA, onde podemos ver o Abaporu da Tarcila do Amaral e o auto retrato com macaco da Frida Khalo.

- A RECOLETA, que na verdade é todo o bairro, mas é mais conhecido pela zona onde está o Design Recoleta e o cemitério, que fica ao lado da Igreja Nossa Senhora do Pilar, muito bonita. Também o museu de Belas Artes, entrada free.

- Las Cañitas é o point, onde estão restaurantes e os boliches (boates) da moda de Buenos Aires. Aí tem o Janio, que é um restaurante bom para jantar (está em Malabia y Costa Rica) e tem um bom preço. Almoçar no restaurante "La Escondida". (Dica do grande amigo Marcos Soares).

- San Telmo é obrigatório no Domingo, como dito acima, porém nas quartas rola uma Milonga bacana chamada Maldita Milonga, bem barato, rola uma aula de Tango e depois o baile normal, vale a pena procurar no google para saber mais.

Estes são os locais obrigatórios para qualquer visita a essa bela cidade, agora vêm o que eu acho que não pode faltar (saindo um pouco das coisas puramente turísticas):

================================
OUTLET'S Calle Aguirre 
 
(Dica do Blog Aires Buenos, escrito por um Brasileiro que reside a mais de dez anos lá, aqui vai o link: http://airesbuenosblog.com/)

Localizada na Villa Crespo, na esquina da Aguirre com a Calle Gurruchaga, mas vale a pena caminhar pelas redondezas e percorrer também as Calles Loyola, Serrano e Acevedo.

Na Calle Aguirre é que estão os outlets da Complot, Puma, Brooksfield, Cacharel, Cardon e Lacoste. Na Gurruchaga está a Clona, Cardon, Gola e Christian Lacroix.

Chegar lá é bem fácil. De metrô, é só descer na estação Malábia da linha B, vermelha. De ônibus tem o 140, que percorre toda a Avenida Córdoba.
  • Fazer o passeio da Manzana de las Luzes (bem próximo da Casa Rosada)
  •  Fuerza Bruta - Centro Cultural Recoleta (fica no Design Recoleta)
  • Tango (Maldita Milonga, em San Telmo. Por 40 pesos você tem aula de tango + orquestra + apresentação de bailarinos + milonga. Fica na Calle Peru 571 e começa às 21h, quarta-feira)
  • Visitar o Café Tortoni
  • Tomar um café da manhã no Oui Oui
  • Tomar um sorvete na Cadore.
  • Visitar o lindo Shopping Abasto e também as Galerías Pacífico
  • Comer no La Cabrera.
  • Pegar um trem para visitar Tigre.

Em termos de comida:

RESTAURANTES
  • Don Julio
  • La Cabrera
  • Comer um bife de chorizo no Don Ernesto.
Essas dicas de onde comer também foram encontradas no Blog Aires Buenos e valem a pena.

Aqui eu disponibilizo um resumo bem legal sobre o metrô:

METRÔ

Linha A – Azul Claro

- Plaza de Mayo (Casa Rosada)
- Avenida de Mayo
- Congreso (Congresso)

 Linha B – Vermelha

- Leandro N. Alem (Puerto Madero)
- Florida (Rua Florida)
- 9 de Julio (Obelisco)
- Carlos Gardel (Shopping Abasto)
- Malabia (Outlets – 3 a 7 quadras)

Linha C – Azul Escuro

- General San Martin (Praça San Martin)
- 9 de Julio (Obelisco)
- San Juan (Plaza Dorego / San Telmo – 5 quadras)

Linha D – Verde

- Catedral (Catedral de Buenos Aires e Plaza de Mayo)
- 9 de Julio (Obelisco)
- Tribunales (Teatro Colón)
- Callao (Livraria Ateneo Grand Splendid – 4 quadras)
- Bulnes (Shopping Alto Palermo)
- Plaza Italia (Zoo de Buenos Aires e Jardim Botânico)


Bom, espero com isso ter contribuído um pouco e assim ajudar os próximos casais que poderão ter como referência esse mini guia preparado com muito carinho, muito obrigado pessoal!


Obrigado por seguir este blog, deixe seu comentário para nos ajudar =D

Nenhum comentário:

Postar um comentário